segunda-feira, 10 de março de 2014

1º Intervenção Urbana Internacional de Mosaico

Esse ano começou bem !!!
Realizei o sonho de participar da Intervenção , conheci vários artistas renomados do mundo do mosaico e ainda consegui dar uma volta por Santiago..
Demorei para atualizar o blog,  muitas novidades, trabalho e ferias, fazer esse post não vai ser fácil muita coisa a dizer muitas imagem para escolher.
Meu ultimo post falei sobre o convite que recebi para participar da 1º Intervenção Internacional de Mosaico no Chile,  e quero dividir um pouco o que foi essa intervenção e também mostrar o trabalho de Muralismo que foi feito por lá, alem das grandes amizades que fiz e do turismo que pude
 aproveitar em Santiago.
Acredito que não caiba tudo em um post só !!!
Mas vamos lá, malas prontas, frio na barriga e chegamos em Santiago,  meu parceiro Brasileiro Gabriel Guyra deixou uma van me esperando já com o destino certo, isso foi um alivio pq não tive que esquentar a cabeça com o Espanhol nem com o destino. E o destino direto para o Barrio de Bella Vista lugar Boêmio da Capital de Santiago, lá estava a turma de Chilenos .


Vamos aos nomes dessa turma, da esquerda para direita tem o Mario, Klaudia, Gabriel, Macarena,  ....., Turca, Paulita e Eu. Depois de nos conhecermos e comemorarmos  foi hora de pensar na responsabilidade ir descansar para encara o primeiro dia de Intervenção.
Minha estadia no Chile foi em um Hostel chamado La Chimba,  a principio não gostei muito , o quarto era simples banheiro coletivo, mas o clima agradável e movimentos das pessoas vindo de todos os
lugares me fizeram simpatizar.


Galera chegando no predio da Municipalidade


Apresentações , informações e entrega dos crachás 





Segunda-Feira dia 13 de Janeiro, 8:30 da manhã , metro rumo a Puente Alta Município de Santiago ,  a Camara Municipal foi o ponto de encontro de todos os artistas e também foi o lugar escolhido para receber o Mural, em Puente Alta que está concentrado todos aqueles murais do post anterior feitos pelo grupo de mosaicistas Chilenos com a orientação de Isidora Lopes. 
Depois de todos os artistas serem apresentados e identificados foi a hora de conhecer aonde iríamos mosaicar,  nossos lugares estavam separados por ordem alfabética, cada um ficou com o numero da lista de convidados, o meu 49, alguns artistas mudaram de lugar, mas eu fiquei satisfeita com o que vi e todos tiveram a liberdade de mudar o desenho que estava sugerido.


Esse é meu mural de mais ou menos 2 metros quadrados, o legal do meu desenho foi a conhecidencia do nome dessa flor nativa do Chile de nome MIMOSA, que é como carinhosamente minha filha me chama,  e foi as ultimas palavras que escutei ela falar antes de eu embarcar,  isso me deixou com uma grande sintonia e desejo de faze-lo.
O mural estava desenhado a giz e depois passamos uma caneta para marcar definitivamente, recebemos as imagens da flor de vários ângulos,  fotografia e desenho , para termos uma noção de cor e de movimento, recebemos tbm aventais, uma torques, luvas e um balde , rsrsr.
 Foi trabalho de pedreiro, todos os dias carregando azulejos para cima e para baixo sob um sol escaldante. Mas não estou reclamando foram os dias mais felizes da minha vida.





Eu e Sé Van Weert companheiras de mural.


Muita concentração,  da esquerda para direita Adriana Mufarrege( Cordoba) Rafael Matia ( Los Angeles), Joshua Gordan (London), Eu,  Ariel Cadiz e Sé.


Marcando o desenho , os astistas foram divididos em dois grupos de 30 para o lado direito e 30 esquerdo e os 20 Chilenos ficaram com a parte central do Mural.



Ariel Cadiz Artista Chileno veio me ajudar no primeiro dia




Philippe Vignal ( França) e Orlando Guier ( Costa Rica)


Essa cerâmicas são incríveis foram trazidas pela Carrie Reichardt (UK) e feitas por ela, o trabalho dela é maravilhoso com personalidade e com uma pegada política e cômica.

 Essa é a imagem dos artistas do lado esquerdo todos muito concentrados trabalhando.


Os queridos amigos Fernanda Jaton e Christian Péres ( Argentina)




Essa é a famosa Isidora Lopes, que organizou e criou esse Projeto grandioso


Laurel True ( USA) e Sian Wonnish ( London)





Adriana Mufarrege ( Argentina), Shannon Mac Evoy (USA) e Eu


Querido amigo Gabriel Guyrá de São Paulo 1º Brasileiro escolhido para participar da Intervenção com Sé Van Weert 


Figurassa a Sé Van Weert ( Holanda), tive o prazer de ela como companheira de Mural.

Mais de 500 fotos tiradas , terei que fazer muitos posts para contar essa maravilhosa experiência,
até mais !!!



2 comentários:

  1. Muito legal! Estou adorando essa história.
    Aguardo ansiosa as próximas postagens.

    Um grande abraço,
    Marlene Torres

    ResponderExcluir
  2. Que lindo trabalho, maravilha ver os artistas trabalhando. Adorei!
    Vi os painéis no post anterior, lindíssimos!
    Passe lá no blog Art & Casa e participe do mosaico Mostra Arte em Foco - Mostre sua arte. Estou te esperando!!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/03/a-mostra-arte-em-foco-voltou.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir

Você é sempre Bem-Vindo em meu blog, Obrigado pelo recadinho, adorei sua visita !!! Schandra Julia